Metodologia

  Nossa metodologia adapta-se aos currículos já definidos pela escola, permitindo que o professor utilize novas ferramentas de ensino e aprendizagem nas suas aulas.

  Baseado nos mesmos processos da Espiral da Aprendizagem de Seymour Papert, voltada especificamente para o aprendizado das áreas da computação e na Espiral da Aprendizagem Criativa de Mitchel Resnick, o Sistema Edubot foi articulado com o objetivo de formar sujeitos capazes de imaginar possibilidades de inovar no seu aprendizado e criar a partir disso. Almeja-se formar sujeitos capazes de refletir sobre as transformações e verificar se os seus objetivos foram alcançados, bem como depurar possíveis falhas de processos e adaptar-se, reimaginando novos caminhos.

  Esse é o perfil que desejamos para nossos futuros profissionais, mas sem negligenciar a importância da inteligência emocional ao lidar com as frustrações da vida, o trabalho em equipe, a mentalidade empreendedora e a socialização de fora do processo de ensino.

  O modelo estabelecido pelo Sistema Edubot está dividido em cinco módulos, que podem ser aplicados em conjunto ou de forma gradativa, conforme o nível de conhecimento dos alunos e recursos disponíveis na escola, integrando recursos tecnológicos modernos e acessíveis, possibilitando trazer uma nova forma de ensinar e aprender na sociedade do conhecimento.

Formação teórica e prática, de forma presencial e à distância, nas ferramentas que forem implantadas durante a implantação do projeto. Com material didático especializado que fornece tanto a fundamentação pedagógica como planos de aulas e sequências didáticas para adoção dos recursos por qualquer professor que tenha interesse em usar os recursos presentes no projeto em sua prática didática.

É composto por uma equipe de autores de referência em suas áreas. Especialistas em cada um dos módulos elaboram o material didático, os planos de aula e as sequências didáticas, além de ser possível realizar formações específicas sobre esses equipamentos com as equipes pedagógicas das secretarias de educação, de forma a garantir o acompanhamento e a continuidade das ações nas escolas com a qualidade desejada.

.

Todos os equipamentos possuem suporte técnico especializado para garantir um bom funcionamento do Sistema, bem como reposição de peças. Além disso, são oferecidas dentro das formações dos professores, capacitações específicas sobre a manutenção básica de cada equipamento, permitindo que o próprio professor, ou até mesmo os próprios alunos, possam agilizar os processos de manutenção com um diagnóstico rápido do possível problema. Vale lembrar que as peças são peças aprovadas pelo INMETRO.

Peças de comunicação que explicam para os pais a proposta da Edubot, bem como a importância da robótica no ambiente escolar.

Apresenta recursos didáticos para os alunos, professores e gestores se aperfeiçoarem e ferramentas que monitoram as atividades realizadas pelos alunos.